Diamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond Text

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Cirúrgia Ocular

Como alguns de vocês sabem o meu pai foi operado às cataratas em Novembro 2007.
O meu pai sempre teve problemas na vista...não sei ao certo se miopia e estigmatismo...ou qualquer coisa assim, sei que são uma data de coisas juntas.
Viveu a sua adolescência com óculos com lentes que pareciam fundo de garrafas, tal era a sua falta de visão.
O avanço na Medicina Ocular permitu a dada altura o uso de lentes de contacto.
Era certo que a sua visão se iria degradando ao longo dos anos.
Quando voltou em Setembro a uma consulta de rotina, o seu médico não pôde deixar de o informar que tinha mesmo de ser operado pois tinha desenvolvido cataratas na sua fase ainda inicial.
Apesar de saber que o meu pai iria perder a visão ao longo da idade não foi suficiente para superar o choque de tal notícia...pois afinal o meu pai só tem 46 anos.
Abateu-se em mim uma grande tristeza por ele ainda ser jovem e já desenvolver cataratas, situação que só era esperada alguns anos mais à frente e nunca tão cedo.
Bom, a cirúrgia foi feita aos dois olhos...um de cada vez.
Fiquei a saber que o olho não tem sensibilidade à dor e que não há perda de sangue quando se opera o olho.
Após a recuperação da cirúrgia ocular o pai dirigiu-se à janela do seu quarto do 8º andar.
A sua primeira frase foi: "Vejo o mundo....como nunca o vi".
Ele não viu porque eu estava atrás dele, mas as lágrimas corriam-me pelo rosto.
Agora alguns meses passados ele tem de voltar à clinica para uma pequena intervenção a Laser.
Num dos olhos existe uma pequena névoa que não desapareceu totalmente e requer um pequeno "tiro" de laser...coisa simples.
Hoje vou com ele à clinica para ele levar com o tratamento laser e finalmente se ver livre de um problema que sempre o acompanhou ao longo da sua vida.
Estou muito feliz por ele puder ver o mundo como ele nunca o tinha visto :)

Entretanto a curiosidade de saber como se processa a cirúrgia, dado que sou (ou fui, lol) estudante de saúde e ciências, levou-me a pesquisar no youtube por algo que me saciasse o apetite.
Sim, porque o youtube não serve apenas para pesquisar as actuações ao vivo do Justin Timberlake, aka JT, Loooooooooool!
E encontrei um video que mostra perfeitamente a dita cirúrgia.
A cirúrgia dura aproximadamente 7min.
O doente pode ou não levar anestesia geral.
No caso do meu pai levou anestesia local (em gotas nos olhos).
Portanto, basicamente ele assistiu à cirúrgia na fila da frente.
Passos da cirúrgia:
- incisão com cerca de 3mm
- injecção de liquido que vai diluir a catarata
- aspiração da catarata (esta parte é impressionante)
- colocação de uma lente intra-ocular (também impressiona)
- e por fim a colocação do gel que ajuda a cicatrização da incisão.
E agora o video.
Vejam porque é impressionante a pericia.
E afinal o olho parece ser bastante resistente, ao contrário do que eu imaginava.



Um grande Abraço ao meu pai.

3 comentários:

Luis Arraiolos disse...

Fico feliz de saber que tudo correu pelo melhor ao teu pai, pelo que lhe desejo as rapidas melhoras!Fico tambem feliz porque tu também estás feliz, e acho que é um motivo pra todos nós estarmos felizes.
Abraço ao teu pai!!!

Van disse...

Muito obrigada Tapas.
:)

Magali disse...

É sem dúvida espantosa a evolução da medicina. Ainda bem para todos nós.
Fiquei mto feliz quando a Van me contou a situação do pai, é deveras um milagre e mto gratificante ver as melhoras.
Ficamos todos mto contentes.
UM BEM HAJA AO PAI SEBASTIÃO!!... que é um pai mto fixe :)