Diamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond Text

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira

Amigos, já fui ver o filme Ensaio Sobre a Cegueira.
Vou tentar ser o mais sincera possível na minha opinião sobre este filme tão polémico.
Eu nunca li nada do Saramago...nem sei muito a respeito dele.
Pelas conclusões que tiro deste filme consigo entender (ou não?) as ideias deste escritor...consegui ver alguma da sua essência.
Consegui filtrar algumas fantasias de caracter sexual do Saramago neste filme...não sei porquê mas foi logo o meu pensamento em determinadas cenas.
Digamos que a ideia geral do filme é muito interessante e intrigante.
O que me chocou foi o exagero e o realismo de algumas cenas.
O meu namorado sentiu-se muito mal a meio do filme e estivemos quase para abandonar a sala do cinema.
Nunca tive tão tensa numa cadeira do cinema, nem mesmo nos filmes do SAW.
Senti-me enojada e revoltada com as ideias retratadas na tela.
Achei que o filme tem um principio muito machista.
Os homens adquirem uma postura indiferente e machista no desenrolar da história, enquanto que as mulheres são rebaixadas e limitam-se a aceitar os factos.
Agora entendo a polémica do filme em torno da revolta dos cegos...mas espanta-me que não se fale nas ideias machistas.
A mulher que salva toda a gente acaba por passar por inumeras intimidações e situações embaraçosas e é ridicularizada.
Essa mulher nunca é vista como heroína...apenas serve como meio para ser atingido um fim.
Aqui fica o trailer e aconselho a irem ver porque não deixa de ser uma grande obra.

4 comentários:

Luis Arraiolos disse...

Só tenho uma coisa a dizer!
Odiei o filme.
Tenho dito!

Van disse...

Eu não odiei, mas também não adorei.
É um filme que não vou querer ver outra vez....

Music Food and Love disse...

Eu adorei o livro, é um dos meus favoritos. Quando comecei a ler não consegui parar até ao fim.
Agora, o filme... não gostei. Acho que não consegue fazer jus ao livro e acho que se não conhecesse o livro, não percebia metade.
Acho que muita gente não percebeu a metáfora do Saramago, ele queria mesmo chamar a atenção para a podridão da sociedade e como o Homem consegue descer ao mais baixo nível em certas situações.

BUTTERFLIE disse...

Tenho que ir ver....ou para criticar..ou....