Diamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond Text

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

...Cátaros...=...Katharos...=...Catarina...


Amigos, acredito que alguns de vós não sabem o que eram os cátaros.
Pois bem eu passo a explicar isso e a razão pela qual o significado do nome da nossa Catarina me surpreendeu, e bastante!

O Catarismo (vem do Grego "Katharos", que significa "Puro") foi uma religião cristã da Idade Media que surgiu em França no final do séc. XI.

Existiram Cátaros na Catalunha, Itália, Alemanha e Inglaterra.

Os Cátaros acreditavam que o homem na sua origem havia sido um ser espiritual e para adquirir consciência e liberdade precisava de um corpo material, sendo necessárias várias reencarnações para se libertar.
Para eles haviam 2 deuses: o do bem (Deus) e o do mal (Satanás). Eram vegetarianos, não comiam carne nem o que tivesse origem animal.


Não prestavam juramento nem matavam qualquer espécie animal.
Os crentes podiam abandonar a comunidade quando quisessem, eram casados e até podiam ter filhos, vivendo a vida de forma agradável e simples.


Qualquer um podia pregar a sua palavra, homem ou mulher.
Resumindo, os Cátaros eram um povo cristão simples, pobre e humilde.
Rapidamente se expandiram por toda a Europa, o que não agradou a Igreja Católica.
Perante esta verdadeira ameaça a Igreja Católica criou um plano para acabar com este povo que punha em causa a sua credibilidade.


Assim, os Cátaros foram condenados pelo 4. Concilio Lateranense em 1215 pelo Papa Inocêncio III, (Sim pelo próprio Papa!!!) e foram aniquilados por uma cruzada e pelas acções da Inquisição, tornada oficial em 1233.

Durante o periodo das perseguições as igrejas Cátaras foram destruidas pelo que os crentes continuaram a espalhar a sua palavra em cavernas, florestas e casas individuais.

O Papa em conjunto com o Rei de França, enviaram todo o tipo de criminosos e barbaros da escumalha da sociedade para aniquilar este povo que vivia em liberdade espiritual, um povo pobre que defendia o Cristianismo Primitivo.

A tomada de Beziers (1209) foi um verdadeiro massacre!

Era impossível distinguir os Cátaros e a população Católica das cidades e por isso o Papa disse: "Matem a todos. Deus saberá reconhecer os seus"...

Todo um povo dizimado em prol da Igreja Católica....cambada de sádicos egoístas!

Os Cavaleiros Templários ocorreram em auxílio dos Cátaros, combatendo lado a lado numa guerra que durou anos.

Esta aliança foi um dos motivos que originou a execução e captura dos Templários posteriormente, pela Igreja Católica.

A única prova física da existência deste povo são os seus castelos em Languedoc, França, que eram construídos no topo de altas montanhas, verdadeiras obras de construção.

Ah pois é....mais episódio sangrento perpetrado pela Igreja Católica, a quem se agradeçe pelas sucessivas carnificinas na Idade Media...

Enfim, comentem aquilo que vos transmitir este texto e digam-me se querem saber mais coisas sobre estas curiosidades da Idade Média, que muitos de nós desconheçe....

6 comentários:

Pedro disse...

Muito interessante...só para vermos o k a igreja realmente foi e em k bases se assenta. A Igreja é uma lavagem cerebral autentica...FILHAS DA *$#? pah!!! lol =P
A todo o custo keriam como k governar o mundo com a sua palavra cometendo todas essas atrocidades, inda hoje isso se vê com os seus ideais ridiculos...so para se ver k eles sao contra o uso do preservativo. Ou seja...podemos todos morrer seropositivos se assim se proporcionar...mas pronto, nao se pode fazer nada, pelo menos nós não infelizmente.

Veroni disse...

Mais uma vez se verifica que a Igreja não passa de um lobby perpetuado por homens que tinham sede de poder. O metafisico surgiu apenas como o isco ideal para prender as massas como fieis seguidores de uma filosofia que apenas convem aos 'Lords'.
A religião, a crença de alguns em nada se aplica à instituição e apenas se regem pela noção de um Deus. Mas conseguimos distinguir a instituição da crença?? Não será que o ideal de Deus não existe apenas para sustentar a instituição? Dismistificando a existência de qq Deus?

Van disse...

Migos o que mais me choca é que a realidade dos Cátaros (assim como outros que posso mencionar noutros Posts) está relatada em livros de História Mundial.
O que prova que realmente aconteceu.
E esses fiéis estão completamente cegos com a necessidade que têm de acreditar numa Entidade Superior porque isso lhes dá Força na Vida, que se tornam aliados desta que é a maior igreja, de todos os tempos.
Mas a exterminação da Igreja Católica é uma questão de tempo!
Têm se vindo a descobrir provas de que as coisas que eles contam, à cerca do nosso passado, não ocorreram bem assim.
Eles kizeram pintar o quadro à sua maneira, mas esqueçem-se que quando pintaram o quadro haviam outras pessoas presentes, que presenciaram o quadro original.
E essas pessoas deixaram tudo isso relatado e escondido.
Como por exemplo: O Evangelho de Judas....
# Ha e tal ele é o mauzão da fita que traiu Jesus.
# No entanto descubriu-se que Judas era o mais próximo de Jesus, e a pedido deste, o entrega para a Crucificação.
# Ha e tal Judas enforcou-se porque se arrependeu de ter traído Jesus.
# Pois enforcou-se porque respeitou a vontade do seu amigo Jesus e depois não aguentou a pressão de ter denunciado um amigo, MESMO QUE JESUS LHE TENHA PEDIDO PARA O FAZER. Porque Jesus ia ser crucificado na mesma com a ajuda de Judas ou não!

Bom vejo que ficaram interessados nestes mistérios que constam na nossa História, portanto assim que puder trago mais outro episódio real.

moranguinha disse...

@pedro: já agora seria FILHOS..da coisa....pois as cabecas (sejam elas boas ou más) da igreja católica sao GAJOS!COTAS!
apesar de ser baptizada (pois na altura ainda nao sabia falar, para poder refilar!), para mim a igreja católica é a maior mentira q existe á face desta santa terrinha!ao mesmo tempo nao quero defender nenhuma igreja, seja ela crista,islámica,judaica, etc.
para mim a religiao....tal como já dizia Marx: é opium pro póvo!
óbvio q qq ser humano, em momentos fracos se tenta agarrar a uma autoridade q lhes indique o caminho...mas depois desta nova informacao q vans nos deu...e depois de ter lido vários livros sobre a história obscura da igreja católica...chego mais uma vez á conclusao, q prefiro de me orientar pelos meus familiares e amigos, para me guiarem no meu caminho, do q numa instituicao q se aproveita da minha fraqueza.
nao querem o uso de camizinha, etretanto ...venha aí a sida, tenham filhos como os coelhos...mas nao nos venham é depois pedir ajuda! ah pois!e já agora...aborto NAO!ora claro!bela instituicao!belo apoio q essa igreja nos dá!
um grande amen entao para o nosso pápa....razinger...olha q pooooor acaso...fez parte da mocidade do hitler....hmmmmmm...interessante...!
aconcelho lerem o livro "anjos e demónios" do dan brown! bastante interessante!
até lá....acreditem em VOCÈS!e nos q vos querem bem ;)

Van disse...

Concordo com a Moranguinha.
ANJOS E DEMÓNIOS arrebenta com a Igreja Católica e com o VATIVANO!
Esperamos anciosos pelo filme, embora o livro seja sempre bem mais interessante.

João disse...

Bem a minha opinião acerca deste assunto resume-se a um excerto do filme " Estigma ". O primeiro evangelho de cristo diz, "levanta uma pedra e eu la estarei, observa uma folha e serei eu, ... ( o resto nã me lembro) Mas isto so para dizer que a verdadeira fe nao precisa de ser praticada aos domingos na tao suposta " casa de Deus" nem tem de ser tao restrita quanto eles( Vaticano) querem.