Diamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond Text

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O Rapaz Que Ouvia as Estrelas

O Tio Mingos emprestou-me este livro chamado "O Rapaz Que Ouvia as Estrelas", do Tim Bowler. Ele disse que o livro era muito interessante e que eu ia de certeza adorar porque achava que fazia o meu género. Fiquei logo entusiasmada, pois o Tio M. conhece-me bem, ehehhehehe. É a ele que devo o meu gosto pela leitura. Desde cedo que me incentivou a ler...e foi ao emprestar-me os seus livros que me tornou numa grande adepta do livro. Ele aparece sempre com bons livros. E o que me chamou à atenção neste livro foi a beleza da capa e o facto de ser uma história para crianças/adolescentes. Meti mãos à obra e toca de ler o livro. De inicio a história pareceu-me bem pois tocava num ponto interessante e talvez até mágico. Rapidamente me senti levada pelo livro. A simplicidade da escrita torna-o muito fácil de ler mas isso não retira a magia das palavras usadas. Quando dei conta estava a "devorar" o livro!!! No comboio, no trabalho, ao almoço, ao deitar...achei que a história era cativante e cheia de mistérios. De súbito a história sofre uma reviravolta e eis que dou por mim num grande turbilhão de emoções. Não me lembro de ter tanta vontade de chorar noutro livro se não este. No comboio, rodeada de tanta gente, tive que engolir as lágrimas e conter as emoções que o livro me estava a transmitir. E foi assim até ao fim. O livro é espectacular...e quem diria que um livrinho tão simples pudesse provocar tanta emoção! Enquanto o lia dizia para mim mesma que certamente daria um bom filme! E sinceramente espero que um dia alguém se lembre deste magnifico livro e o adapte para o grande ecran. Uma vez terminado o livro, era altura de trocar impressões com o Tio Mingos. Também ele estava fascinado pela grandeza deste pequeno livro para adolescentes (e não só, como é óbvio, lol). Apetece-me lê-lo outra vez, ehehhehee. Se um dia não souberem o que oferecer a um aniversariante, este livro é sem dúvida uma excelente opção de escolha...e também tem um preço bem acessível. Obrigada Tio por me dares a conhecer um livro tão belo. E como o Tio disse: "Por vezes encontramos GRANDES tesouros nestes PEQUENOS livros e pouco conhecidos". E é verdade!
Só vão perceber este comentário quando lerem o livro, lol:
Gostava que a pequena Rose se sentasse ao meu colo, brincasse com a minha orelha e me chamasse "orelhuda", hihiihihihihihi.


Resumé:

Depois de "O Rapaz do Rio", galardoado com o Carnegie Medal, os leitores portugueses têm novamente a oportunidade de conhecerem um novo trabalho de Tim Bowler, um escritor inglês que presta em "O Rapaz Que Ouvia As Estrelas" um elogio poético à vida. Neste livro, conta-nos a história de Luke, um jovem de catorze anos que possui o dom da música.

Luke é um exímio pianista mas quando o pai morre, sente-se tão desorientado que acaba por se iniciar numa vida rodeada por más companhias que o levam a juntar-se a um bando e a assaltar uma casa de uma senhora de idade, sendo-lhe exigido que traga uma pequena caixa de música. Aqui começam as surpresas e Luke arrepender-se-á do acto que cometeu encontrando na música o poder redentor para a salvação. Um livro comovente, acompanhado por um sentir profundo que retrata uma vida difícil.

Citações da imprensa estrangeira

«Um livro de uma riqueza extraordinária.»School Librarian Journal
«Um livro belíssimo… Tim Bowler capta na perfeição como é ser jovem no mundo de hoje.»The Observer
«Uma voz genuinamente original na literatura juvenil.»Independent
«Uma história intensa e comovente.»Mail on Sunday
«Uma narrativa envolvente, carregada de drama e poesia.»The Bookseller
«Um livro memorável. O melhor de Tim Bowler até ao momento.»David Almond




Agora quero ler os outros livros deste senhor britânico, ehehhehehe.

3 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

obrigada pela dica, Van. vou procurá-lo.
bjo amiga, boa semana!

Anónimo disse...

é bem verdade, li este livro à uns anos, porq uma amiga emprestou-me.
agora decidi compra-lo, é realmente um livro magico!

Anónimo disse...

Chamo-me Patrícia e tenho 16 anos e fiquei maravilhada com este livro. Também eu o "devorei". Até durante as aulas não me contia sabendo que tinha o livro na minha mochila à espera de ser lido no intervalo! Tanto este livro como o "Rapaz do Rio" me fascinaram. Posso dizer que Tim Bowler é um dos meus escritores favoritos! Ambos os livros passam mensagens muito profundas e mágicas! Uma boa escolha!